Universidade do Minho  

               
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
2º Ciclo em Arqueologia
 
2º Ciclo em Arqueologia 
O Curso de Mestrado em Arqueologia da Universidade do Minho (Curso de 2º Ciclo em Arqueologia) pretende potenciar um perfil formativo que habilite os seus detentores para o desempenho de tarefas de investigação, direcção, coordenação e gestão de processos complexos de planeamento e de execução de acções no âmbito da Arqueologia.

Um tal perfil foi pensado em função de um elevado grau de especialização de conhecimentos, de um reforço de uma formação interdisciplinar e de um aprofundamento do exercício da prática arqueológica em ambiente profissionalizante.

Professor coordenador:
José Meireles Batista

Contactos (morada, telefone, fax, e-mail, website):
Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais – Campus de Gualtar – 4710-057 Braga
Tel. 253/604280/604213
Fax 253/604696
E-mail: secposgrad@ics.uminho.pt
Página web: www.historia.uminho.pt

Grau académico que o curso confere:
Mestre em Arqueologia

Condições de admissão:
- os titulares de licenciatura em Arqueologia, História - Ramo Variante de Arqueologia, História e afins, Antropologia e Arquitectura ou habilitação equivalente.
• os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos, em Arqueologia, História ou Antropologia e organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um estado aderente a este processo.
• os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado em Arqueologia, História-Ramo Variante de Arqueologia, História e afins, Antropologia e Arquitectura pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais.

Excepcionalmente, em casos devidamente justificados, poderão ser admitidos à matrícula candidatos cujo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base, ou experiência profissional relevante;

Documentação necessária para a candidatura:
- Boletim de candidatura;
- Fotocópia da Certidão de habilitações;
- Currículo detalhado;
- 1 Fotografia;
- Fotocópia do BI e Número de Identificação Fiscal.

Vagas (nº mínimo e máximo):
Número mínimo de 10 e máximo de 25 vagas.

Duração do curso (em semestres):
Quatro semestres, sendo os dois primeiros dedicados ao aprofundamento de conhecimentos e os dois últimos reservados à realização da dissertação e/ou estágio ou projecto de investigação, acompanhados do respectivo relatório científico, no âmbito de um seminário de investigação.

Horário de funcionamento:
O regime de funcionamento lectivo do Curso será normal, admitindo-se, contudo, a possibilidade de, no quadro de algumas unidades curriculares, certos módulos formativos poderem ser leccionados em regime intensivo. A assistência às aulas é obrigatória e o seu funcionamento terá lugar, preferencialmente, à Sexta-feira (das 9 às 13 horas e das 14 às 20 horas) e ao Sábado (das 9 às 13 horas).


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por História Símbolo de Acessibilidade na Web D.